top of page

A diferença entre os Supports 2K e 5K

Pra quem fala que é impossível subir de MMR jogando de support , que fazem o melhor support do mundo, mas seus cores são muito ruins.

Será que você é realmente tão bom como support que já sabe todos os fundamentos e domina os heróis que voce joga, tão inteligente que orquestra o jogo todo, prevê todos os movimentos do inimigo, mas mesmo assim seu core está num nível muito abaixo do seu?

Será que você sabe a hora de usar uma ward?

Será que você garante detecção ao seu time?

Será que você sabe gankar?

14589716_585209198317733_4580135446293466661_o

Olhar apenas os números para dizer a diferença entre certos níves de habilidade é difícil pra maioria dos jogadores. A conclusão fácil provavelmente será “Jogadores com maior MMR fazem X melhor”, mesmo que a análise possa ir muito mais profundamente do que isso.

VISÃO

Supports com baixo MMR fazem um bom trabalho comprando as observer wards, não há dúvida nisso. Sem levar em consideração se eles as colocam corretamente ou não, aproveitando o melhor potencial das wards, o fato deles as comprarem em quantidades suficientes é bom. É um elemento básico do jogo no final das contas.

Porém, tão importante quanto sua própria visão é tirar a visão do inimigo. Jogar um game na escuridão total, com praticamente zero informação fora do range da torre é muito difícil. Visão significa informação, informação o leva à segurança, e segurança permite que se tome ações, tal como farmar e gankar. Tirando a visão do inimigo, você tira tudo que ele tem que é preciso pra farmar ou gankar num ambiente seguro pra ele. Com certeza você já deve ter experimentado como um jogo de dota pode ser difícil, quando você tem zero visão do mapa.

14525137_585209194984400_6478650563269374108_o

Aí ja começa a diferença. Em média um 2K vai comprar basicamente metade da quantidade de sentries que um 5K compra.

Se considerarmos a quantidade de observer wards compradas(em média 8 por jogo), isso mostra que os 2K não vêm comprando sentries o suficiente pra garantir uma confiança de que o mapa do inimigo está menos claro que o aliado.

EFICIÊNCIA DOS ITENS

Quanto menor o MMR do support, mais farm ele vai roubar do seu carrier. Isso é uma verdade universal e não adianta chorar. Não adianta falar que o carrier é chorão, o gold da jungle e dos ganks estão lá pra você, não precisa roubar creeps do seu core.

O GPM que um support 2k tem é praticamente o GPM que um core 2k tem no final do game. Além do support 2k roubar o farm do core, é de se esperar que um core 2k não consiga farmar tão eficientemente(o que aumenta a necessidade de deixar farm da lane pro seu core).

No 2k, as estatísticas mostram que os supports são muito mais gananciosos e guardam gold pra itens grandes, enquanto o courrier não é upado. Na maioria das vezes, o upgrade do courrier deve ter prioridade sobre a bota do supp.

Vão ter argumentos de que um suport sem gold nenhum vai levar o time pro burado e que um Lion por exemplo precisa da blink dagger dele pra garantir seu posicionamento correto nas TFs, e isso é uma grande verdade. Porém um lion pode se dar muito bem até uns 20 minutos de jogo sem uma blink dagger, se ele for um support sozinho.

Jogadores de habilidade menor não conseguem entender que um support sem muito farm é uma coisa natural, ou é a falta da própria eficiência desse support, e não ganância do seu HC.

O jogo é comunicação, e se o support for sozinho é melhor ele se comunicar com seus carriers e pedir que ajude nas wards, mas garantir os itens de support, não tentar virar mais um core.

MORTES E OURO DADO

Como os supportes de habilidade menor farmam mais creeps(unreliable gold), eles tendem a dar mais gold quando morrem.

14606355_585209188317734_1055754756743626511_n

Eu acredito que a maioria aqui está familiarizado com a frase “espaço criado”, é comumente visto como um meme, uma piada. Mas isso é uma verdade, principalmente para os jogadores de maior habilidade.

Um support morrendo atrás das linhas inimigas, pondo uma ward e sentry, dando visão, dando informação dos cores inimigos, fazendo eles gastarem tempo e gold, isso é realmente criar espaço. Toda morte no dota tem de ter uma razão por trás dela.

USANDO ESSAS INFORMAÇÕES PARA MELHORAR

O Player brasileiro em geral tem muita aversão ao aprendizado, esse é um dos motivos de coaching fazer tão pouco sucesso aqui.

Como um garoto de 23 anos consegue pegar 7.2K MMR, e você jogando dota desde 2011 não sai dos 2k?

Adivinha ? Além dele ser habilidoso, ele teve um professor bom (eu). Se você pegar uma bola de basquete e chamar seus amigos da rua pra jogar basquete, você pode ter a habilidade que for, mas não vai conseguir jogar na NBA sem antes passar por um TREINADOR. Sabe como é treinador em inglês? Coach.

Enfim, o dota está em constante evolução e nós pra melhorarmos devemos estar sempre buscando aprender.

Isso inclui ouvir alguma sugestão de um companheiro de equipe, se comunicar e entender que o jogo é um campo de batalha.

O Support é o “maestro” do jogo. Eles vão definir o rumo que o jogo vai tomar, portanto espero que esse tópico ajude de alguma forma.

Eu sei que o tópico foi bem superficial e existem zilhões de coisas mais para se falar, como rotação, posicionamento, nerdar, matar o mid inimigo. Mas espero que os amigos daqui do Blog possam colaborar com seus conhecimentos.

16 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
  • Whatsapp
bottom of page