Tudo que você precisa saber sobre bloquear creeps
Por mais básico que possa parecer, vou falar sobre bloquear creeps. Jogadores profissionais e os mais experientes sabem a importância de um bom bloqueio nos creeps, principalmente no confronto de melee contra ranged.
Exemplo de bloqueio de creeps perfeito
Perceba como nenhuma das creeps adversárias pode te ver e como todas as suas creeps estão no highground. Isto significa que o adversário não saberá onde você está, não podendo antever seus movimentos, o que te liberta para o harass.
Coisas que um bloqueio de creeps perfeito te proporciona
Harass do highground (Inimigo não consegue trocar hits contigo por causa dos 25% de chance de errar por estar em terreno mais baixo)
É muito mais fácil controlar a lane pois o adversário errará muitos hits
O adversário não consegue ver onde você está posicionado
Se ele chegar muito próximo você pode soltar skills pra cima dele
Como eu alcanço o bloqueio perfeito de creeps?
Há pequenos truques de posicionamento que vão te fazer muito melhor que maioria dos jogadores mid que não sabem.
THE RADIANT
Conhecido como RTZ block, Você tem que ficar exatamente neste ponto onde o circulo do herói toca a extremidade das rochas no chão a sua frente e a sua esquerda.
Quando o contador atingir a marca de 0:00, você deve começar a andar em frente. Se você fizer isso corretamente, notará que todas creeps tomaram o caminho pela direita ao invés de simplesmente andarem ao redor da torre. O que isto faz basicamente é deixar que você comece as bloquear mais rápido sem que tenha que aguardar que as creeps se unam novamente.
THE DIRE
Não há truque em especial para o lado do Dire mas para maximizar a eficiência do seu bloqueio você deve esperar ali nos degraus já que todas as creeps nascerão logo atrás de você:
Qual o melhor comando para o bloqueio? Se mover ou ficar pressionando para parar(s)?
Para ser sincero, o que funciona melhor para mim e para vários jogadores profissionais é a combinação dos dois. Neste vídeo você pode ver a comparação entre jogadores: Alguns preferem ficar segurando a tecla que seleciona o herói para mante-lo centralizado na tela, Dendi usa o deslocamento de tela, Arteezy apenas clica no botão que seleciona o herói de vez em quando para mover a câmera.
Video: POV creepblocks
Deixando o creep ranged ir a frente – Quando fazer isso e porque você não deve fazer isto sempre.
Eu tenho notado que uma coisa que vários jogadores de nível médio adoram fazer é deixar o creep ranged ir a frente e bloquear os creeps meele. Através de testes pude concluir que isto causa mais danos que benefícios, segue o porque:
Você se expõe ao Harass! Se o inimigo ver que você tem um creep a menos (o que da mais dano), ele vai simplesmente começar a te atacar e não vai receber das creeps o dano que normalmente iria.
você pode acabar com uma wave dupla de creeps – Vou falar sobre isso mais adiante.
você perde sua referencia para last hit. normalmente você sincroniza seu lasthit para ser efetivado logo após ao hit do creep ranged, sem ele facilita muito ao adversário para deny.
Há várias ocasiões onte bloquear sem o ranged creep é desejável!
Quando você sabe que tem muito mais dano no primeiro ataque e sabe que conseguirá o deny (ex. Kunkka com tidebringer)
Quando você esta contra um heroi com muito pouco dano (ex. Sf, Quas Invoker)
Quando seu bloqueio de creeps é muito melhor e você deixa o ranged passar nos últimos segundos do bloqueio.
Quando seu inimigo é realmente muito difícil de lidar e você se sente mais confortável matando as creeps em baixo de sua torre.
Pratica
Lembre-se que bloquear os é muito fácil de treinar jogando sozinho, para tal basta criar um lobby, colocar cheats (trapaças) habilitadas e ocupar um dos espaços destinado aos players. Quando o jogo começar, pegue QoP, coloque o modo –wtf e vá para a localização inicial. Para começar, use o comando –startgame. Sempre que errar o bloqueio simplesmente volte com sua skill que nunca entre em cooldown e comece novamente. Repita até se sentir satisfeito com sua consistência.
Capítulo 3: Quando a ação começa: A Abertura
Após bloquear os creeps vem algo que chamo de A Abertura. Para mim é um dos estágios mais importantes durante a fase de lanes. Os primeiros ataques, movimentos e decisões mostram tanto sobre a habilidade do jogador que as vezes posso até prever o quão fácil ou difícil será o jogo contra ele. O aspecto moral nunca deve ser desmerecido – Pegano o combo de primeiro deny + lasthit pode desmoralizar em muito alguns jogadores e te fazem se sentir muito mais confiantes em vencer o adversário.
Existem basicamente 3 situações que podem ocorrer após o bloqueio das creeps, segue abaixo no gráfico:
Para entender este gráfico e as reações gerais após cada diferente resultado no bloqueio das creeps fiz um vídeo mostrando um dos melhores pucks do mundo. (Eu)
Porque este herói e porque apenas um herói? Na minha opinião isso é como o sonho de cada jogador de mid junto: Você tem silence, stun, você é muito móvel, tem um dano decente para lasthit e é muito difícil te gankar. Tambem temos que mencionar que a primeira skill da visão aérea e ainda server como blink dagger. Em outras palavras: As possibilidades que ele te da e o nível de habilidade requerido é bem maior que a maioria dos heróis. Sobre a segunda parte da questão, Quis fazer um estilo próprio de jogadores para ser comparável e isto é difícil quando se joga com vários heróis diferentes.
Obs: Se você quiser ver a pontuação de lasthit, veja a esquerda no top ao invés de no canto inferior direito, o que esta na direita me parece bugado.
Video Dota 2 midlane: openings
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