top of page

Como jogar dota competitivo

885

      Vou repassar alguns textos, 
   nem todos são meus mas são simples e funcionais 
   espero ajudar o máximo de pessoas possível porque 
   essa é a ideia desse site.


Foco

Tenha em mente que as variáveis humanas são infinitas, ela  vai dar uma direção certa para voce trilar e não um mapa com todas os caminhos.

 

Não Jogue para ganhar

O maior problema dos jogadores atuais de dota que tenho contato é que eles querem ganhar todas e quaisquer rankeds. Seu único desejo é ganhar a partida, indiferente às circunstâncias e Culpabilizam os membros de sua equipe sempre que não consiga atingir seu objetivo em vez de assumir sua responsabilidade. Ao perder uma partida, parte da derrota contou com a sua contribuição independente do seu desempenho individual.

  Esses jogadores idealizaram sua imagem perfeccionista, e essa arrogância pode dificultar a percepção dos próprios erros. Muitos acham que partida rankeada seja sinônimo de vitória e só querem entrar pra ganhar, e ai que tá o maior problema eles acham que são tão bons que não deveriam perder, a ranked é um lugar que tudo pode acontecer, e eles não conseguem aceitar que outras pessoas que jogam bem estão jogando ranked e estão lá pra ganhar, eles simplesmente querem passar por cima desses caras com a ideia de que; ‘eu sou bom, esses caras são inferiores a mim’.

Eles simplesmente não conseguem aceitar de quê as vezes alguém do outro time vai fazer uma jogada extremamente bonita que pode ganhar o jogo, eles preferem culpar alguém do time, lógico é mais fácil culpar do que assumir a culpa.

Quer realmente melhorar sua gameplay? Assista os seus replays! Foque em observar os seus erros na partida, dessa forma garanto que você irá perceber que você também tem muita parcela de culpa tanto nas suas derrotas como nas vitórias, fica nítido o que o você acerta ou errra dessa forma. Procure elencar esses erros e acertos, corriga os erros para as próximas partidas e procure repetir os acertos, assim você vai aprimorando cada vez mais sua gameplay e aumentando as suas chances de vitória!

 

Esteja fisicamente e psicologicamente preparado

Não adianta você começar uma partida se o seu ambiente não estiver adequado, por exemplo, com barulho dentro de casa, com visitas que possivelmente irão ir conversar com você no meio da partida ou então com tempo limitado, aquela velha história, vou sair daqui 1 hora, acho que da tempo de jogar. Ou seja evite de jogar com situações que podem te destrair na hora da partida, procure um momento calmo onde você possa se concentrar e extrair os melhores resultados de si mesmo.

 

Seu físico e sua mente

Evite de jogar quando estiver muito cansado e principalmente com sono, lembre-se Dota é um jogo que exige muita concentração e atenção, uma vez que você não esteja disposto fisicamente suas chances de cometer erros vão aumentar bastante. Não podemos esquecer do seu psicológico, fator de suma importância para sua vitória, evite de jogar em momentos que você esteja estressado, isso vai acabar acarretando em inúmeros problemas tanto dentro quanto fora do jogo. Imagine essa situação, você já está estressado, em seguida começa uma partida, perde ela, fica ainda mais estressado e acaba descontando esse irritação nas pessoas a sua volta em casa, seja falando de uma maneira ignorante ou qualquer coisa do tipo. Não! Está tudo errado, você precisa estar calmo e com sua mente preparada para as adversidades da partida, garanto que fazendo assim você não só terá um melhor desempenho como irá se desgastar menos jogando.

 

O mini mapa é seu guia

Mini mapa deve estar sempre ocupando uma boa parcela de sua atenção durante o jogo. Dessa forma evita de tomar ganks simples e lhe permite um melhor posicionamento pelo mapa. Não esqueça de sinalizar sua equipe a qualquer situação suspeita e também de utilizar o scan para prever possíveis movimentações da equipe adversária.

 

Entenda o farm

No começo dói um pouco admitir, pois muita gente acha que estratégia, reflexos e coordenação são a receita do sucesso, no entanto, na sua mais pura essência, dota é nada mais que um cabo-de-guerra virtual, aonde vence quem acumula mais recursos que o outro time, e aspectos como outpick, lane management e ordem de itens são apenas métodos de garantir que seu time estará na frente em recursos. Sim, derrubar a base do inimigo ainda é a única maneira real de vencer o jogo, no entanto nada vai facilitar essa tarefa como uma vantagem de 30mil de patrimônio, ou uma pilha de Aegis e queijos xD Esse é um conceito simples de entender, mas a aplicação prática não é, exige uma série de considerações ao redor de idéias que visam privar recursos do oponente e ao mesmo tempo amplificar os seus recursos.

um bom farmer consegue coletar uma penca de recursos do mapa ao mesmo tempo em que causa alto impacto nas lutas, sem nunca parecer ausente do time ou atrasado na build. Foi-se o tempo em que você podia ficar 40 minutos internado na jungle, e da mesma forma não existe mais essa de lutar meia hora sem parar e chegar no late game com uma treads + sange yasha, no dota de hoje farmar e lutar são ações que você precisa incorporar na sua jogabilidade de maneira integrada e fluída, tudo ao mesmo tempo.

E qual o segredo pra isso? Desenvolver uma boa rota de farm.

Resumidamente, toda vez que você clica pro seu herói fazer qualquer coisa, tipo andar até a base, há uma série de outras ações que você poderia ter feito ao invés dessa, certo? Tudo aquilo que você renuncia em troca da ação escolhida é o seu custo de oportunidade.

Se você deu tp pra empurrar a lane do top, renunciou o farm no bot, as runas do bot, e até os possíveis frags do bot. Se você resolveu usar o ult do Sven pra agilizar a morte do Roshan, renunciou a oportunidade de usar esse ult num gank imediatamente após pegar a aegis, e por aí vai! Absolutamente todas as ações do jogo tem um custo de oportunidade, desde a sua escolha de herói até o último ataque desferido na base inimiga, e a missão de um bom farmer é ponderar quais as ações que tenham o menor risco e a maior lucratividade.

E não é fácil pensar assim, pois existem muitas variáveis, vou dar um exemplo prático:

– Você está matando creeps da trilha ali na região entre as duas torres tier 1 do bot, e graças a uma Ward no rio percebe o respawn duma runa de double damage no bot, mas já tinha planejado matar os campos neutros que ficam entre a rota e a runa, eis as suas opções:

A – Jogada gananciosa: mata os campos neutros e depois pega a runa. Isso te dá o máximo de lucratividade, com um uso otimizado da runa para ganks ou farm acelerado, porém expõe a runa por preciosos segundos, dando margem para que o inimigo a pegue primeiro.

B – Jogada conservadora: pega a runa primeiro e depois limpa os campos. Essa jogada aumenta seu tempo andando sem farm, e piora o aproveitamento da runa (caso sem bottle), porém diminui o risco do adversário obter essa runa e punir você e seu time por isso.

Porém existe também uma opção secreta:

C – Antevendo o tempo no relógio do jogo, você investiu skills e itens para acelerar seu farm na lane, limpar os dois campos neutros, e passar por perto daquele local do mapa no mesmo instante em que o minuto virou, tanto pela possibilidade de runa de efeito, quanto pela garantia da bounty rune na jungle dos Radiant.

Não pense que a jogada C é perfeita, muito pelo contrário, ela é a jogada mais gananciosa de todas, mais até que a jogada A, pois a opção de torrar seus cooldowns em creeps pode te deixar exposto a um gank ou perder um frag garantido! Mas a diferença fundamental é que um jogador pouco preparado sequer teria considerado a possibilidade da jogada C! E é exatamente isso que você precisa considerar em seus jogos: o risco e a recompensa das suas decisões.

De fato, nesse mesmo exemplo pode existir a jogada D, E, F e mais trinta outras, e nem mesmo os melhores do mundo vão chegar num consenso de qual delas é a melhor, e é essa a coisa que eu mais gosto no dota: as diferentes maneiras de resolver problemas.

É analisando os prós e contras de cada micro-decisão a sua disposição que você será capaz de compor uma robusta rota de farm, que é o verdadeiro diferencial para obter um farm espetacular.

 


Trocar torre ou voltar para defender

Situação bastante comum também, onde trocar torre geralmente só é uma boa tomada de decisão quando o time está atrás, ou sem condições de lutar, como ultimates no tempo de recarga. Aqui é preciso ter em mente que as torres lhe garantem espaço no mapa, mais conforto para farmar e serve de recurso para se locomover no mapa de maneira mais rápida através dos teleportes, então defenda suas torres sempre que possível.

 


Contestar o Roshan

Essa é uma tomada de decisão muito importante, o que precisa ser analisado aqui é se o time tem condições realizar essa contestação, ou seja, se possuem level suficiente para lutar e também se as skills principais não estão no tempo de recarga. É preciso ter em mente que a equipe que possuir o aegis estará em grande vantagem, dessa forma irão forçar lutas, levar torres e possivelmente subir na base inimiga. Então contestar o Roshan, se possível, é imprescindível, porém é preciso estar ciente que quando não for possível, não deve-se forçar essa luta, pois perder uma luta no Roshan, com o outro time conseguindo o aegis pode ser desastroso, ou até mesmo decisivo. É muito melhor defender dentro da base com todos os recursos disponíveis do que arriscar uma luta forçada e perder a partida de graça. Algo que é válido de citar nessa situação onde não é possível contestar o Roshan, procure trocar uma torre para amenizar um pouco o prejuízo ou pelo menos avance as lanes para ganhar tempo até a equipe inimiga vir lutar com o aegis.

 

Farming Simulator

Saber qual item fazer em cada jogo não é o papo de hoje, mas saber como seu herói vai se comportar na partida de acordo com os itens e níveis dele é fundamental, qualquer um sabe que a dinâmica da partida muda quando itens de alto impacto como Black King Bar ou Scythe of Vyse entram no arsenal de algum herói. Mas não são apenas itens, você precisa pensar no jogo além daquilo que está acontecendo no momento, e considerar qual será o estado de jogo daqui a 30 segundos, daqui a 1 minuto, daqui a 90 segundos, e por aí vaí.

Quanto tempo seu herói demora pra levar um campo médio de creeps neutros? Quanto tempo ele demora pra limpar um lado da jungle? Quanto tempo ele demora pra sair da lane top radiant e chegar na mid lane radiante, levando os creeps das duas lanes e os campos neutros entre eles? Você não precisa saber disso milimetricamente, mas precisa ter alguma noção disso para que sua rota de farm faça sentido.

Mas se você pensa que o objetivo de cronometrar esse tempo (ou ao menos ter alguma noção) é para treinar sua capacidade de matar 20 creeps por minuto, está redondamente enganado. O objetivo real de uma boa rota de farm é se adaptar as necessidades do jogo. Enquanto você pula de um canto pra outro, tem um trilhão de coisas acontecendo ao mesmo tempo, e logo depois de limpar uma onda de creeps, sua próxima ação no jogo precisa considerar uma penca de variáveis (fora de ordem de importância):

A – respawn de runas B – respawn de creeps neutros (e stacks) C – posição das waves de creeps em cada lane D – visão disponível no seu mapa (wards, skills, torres, creeps, etc) E – heróis que podem te gankar F – heróis que você pode gankar G – torres de pé no mapa (e cooldown dos santuários dos dois times) H – situação do Roshan I – situação dos heróis aliados e inimigos daqui alguns minutos (progressão e matchup) J – posição dos seus aliados no mapa (e cooldowns de cada um)

E muito mais!!

Pra piorar, cada um desses pontos que citei já daria um artigo inteiro nesse blog, pois eles mudam a cada instante no jogo, e com isso influenciam qual rota você deve tomar. Então deu pra imaginar o quão difícil é planejar uma rota de farm de acordo com cada jogo né?

E mesmo que você seja um robô capaz de ponderar tudo isso no automático, ainda precisa considerar o custo de oportunidade dentro das opções que você tem disponível, pois vão existir diferentes tipos de rotas, cada qual com um risco e um benefício diferente.

Uma rota gananciosa permite roubar mais runas, matar creeps neutros na jungle inimiga, pegar suportes de surpresa e com isso criar grandes oportunidades, por outro lado você pode cair em counterganks facilmente, não tem auxílio constante do seu time e ainda corre o risco de deixa-los expostos a uma luta em desvantagem numérica. Uma rota conservadora garante boas teamfights, facilita proteger locais específicos, mantem sua progressão de itens num ritmo confiável, viabiliza smokeganks e protege seus suportes, por outro lado você não está criando tantas jogadas, e corre o risco de ter que jogar reativamente (uma situação muito difícil em qualquer partida).

É possível perder jogos por culpa de uma rota ruim? Pessoalmente eu costumo dizer que 60% do que faz um bom carry é justamente o entendimento de boas rotas, e os outros 40% são excelência mecânica (teamplay, perícia com o herói, etc), então a resposta é um gigantesco sim!

 


Porque ninguém fala sobre isso?

Algo que me incomoda bastante em vídeos de dota no youtube, em especial nos canais que focam em highlights de grandes jogadores, é que eles abordam apenas excelência mecânica, com quase ninguém pontuando as rotas que o cara executou. Isso dá a impressão que o cara tirou todo o farm dele matando heróis (ou tirou duma cartola mágica), e também dá a impressão que ele sempre dá sorte pegando os adversários fora de posição ou fugindo de ganks, quando na verdade ele construiu toda aquela vantagem se colocando sempre numa boa posição no jogo, calculando os riscos de cada rota, e punindo os erros do adversário.

E é isso que faz um bom carry, ele sabe equilibrar os momentos em que precisar acumular gold com os momentos em que ele pode criar jogadas, de acordo com a situação especifica de cada momento da partida.

Você não vai ver analises assim em vídeos de hooks do pudge ou em vídeos de rampage, pois não dá muita audiência saber porque raios o cara deixou de matar um campo neutro especifico ou mudou a ordem de manta -> diffusal para diffusal > manta, e até mesmo canais gringos com essa premissa são raros.

 

BKB ou dano?

Se você joga de core, tenho certeza que já passou por esse dilema. Sabe aquele game onde você está muito atrás e a vitória parece algo inalcançável? Pois é amigo, sei que a primeira coisa que vem em mente é possuir dano para conseguir as finalizações nos inimigos, porém de nada vale esse dano se você não consegue bater certo? Mas aí você me pergunta, Rodolfo, do que vale minha imunidade da BKB se eu não tenho dano para bater? A questão aqui, é que mesmo não possuindo muito dano, você ainda consegue atacar os adversários e também usar suas skills, é preciso ter em mente que em partidas como essa, você precisa muito do seu time para conseguir realizar o dano necessário para finalizar os adversários, então uma vez que você não é explodido pelo fato de não ter imunidade à magia, conseguindo ter alguma presença na luta, já faz toda a diferença.

 

time inimigo deu buy back, continuamos batendo nos quartéis ou recuamos?

Essa é realmente uma tomada de decisão muito complicada, ela depende de muitos fatores. É preciso analisar o tempo de jogo, se a equipe tem recompra, o poder de push do time inimigo, o ouro que irão entregar para o time inimigo, se tem alguma outra lane avançada que não será possível defender, enfim, uma série de fatores precisam ser analisados para decidir essa tomada de decisão, quando isso acontecer, procure recuar, pois o time inimigo estará com vida e mana cheia, tente vencer outra batalha mais tarde, com a certeza que eles não poderam utilizar a recompra vocês irão garantir um push mais seguro. Lembrando que isso não é regra, as vezes é possível sim retomar mais uma luta, mas deve-se tomar muito cuidado, pois dependendo da situação, uma escolha ruim pode custar a partida.

 

E se o texto ajudou você de alguma forma, considere entrar em nosso grupo de whatsapp, desta forma você será o primeiro a ser avisado quando um novo texto como este for lançado.

Basta clicar aqui.

Caso preferir, você também pode curtir nossa página no Facebook. Avisaremos por lá também e tudo o que você precisa fazer é clicar aqui “curtir

Promoção Três Horas de Coach  (de: 90,00  para: 39,90)

© Snook 2013. Todos os direitos reservados.

13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Kommentare


  • Whatsapp
bottom of page