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Dúvidas para recalibrar seu mmr ?


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Este artigo relata a possibilidade de uma nova calibragem do seu MMR solo e grupo. De Fato, hoje tenho exatos 11 pedidos de calibração por meio dos meus clientes e um valor significativo de pessoas com dúvidas de como realizar uma boa calibração.

Mediante a minha experiência com o jogo, provida de algumas boas horas de dedicação, muito estudo e obtenção de informação, venho por meio deste levantar alguns pontos estabeleci anos atrás.

É importante saber que quando você cria uma conta e joga sua primeira partida casual ou também conhecida como Pub, o dota estima um MMR para você que determina o seu nível de habilidade dentro do jogo. Este MMR é criado durante as suas cinquenta partidas iniciais, desta forma a Valve irá usar de diversos quesitos para melhor medir o seu potencial e habilidade em jogo a fim de encontrar um total equilíbrio no nível das partidas.

Durante grande parte do meu tempo de dota, é muito comum escutar:

– Não importa se você ganha ou perde, o que realmente importa é o quão bem você jogou naquela partida ou não.

No meu ponto de vista isso não passa de um equívoco dado por uma ignorância e vou explicar o porquê. O sistema que a Valve utiliza considera sim a sua taxa de vitórias e derrotas, como também alguns outros quesitos importantes pelos quais relato abaixo:

  1. KDA – (Kill + Assist) Morte;

  2. GPM (Gold por minuto);

  3. XPM (Exp por minuto);

  4. Hero Damage (Dano causado a heróis);

  5. Tower Damage (Dano causado em estruturas);

  6. Participação em Team Fight (Lutador);

  7. Stack’s (Acumulo múltiplo de criaturas neutras);

  8. Ward (Posicionamento de sentinelas observadoras e reveladoras);

  9. Last Hist e Denys (Finalização de criaturas e negação delas);

  10. Cliques por segundo, controle do herói, controle de tela, movimentação do mouse, controle sobre animações de ataque, orb walk e outros detalhes simples que a maioria dos jogadores acabam não realizam, mas que define em qual nível suas partidas irão se concentrar (Normal, High, Very High).

Pare, pense e reflita: Quem ganha uma partida, tem mais ou menos chances de ter realizado todas as tarefas relacionadas de 1 à 9 com melhor qualidade? De fato, cada um destes pontos mencionados se tradados de forma individual não ajudaram muito no seu processo de calibração seja por meio de uma nova calibração pelo compêndio ou calibração inicial, mas se somados terão grande efetividade nesta tarefa.

Com o sistema de MMR pub/casual explicado, relato as características importantes para a calibração. O algoritmo fará uso do seu MMR e terá um cálculo semelhante a (250 * 10)  + (MMR Pub) = Máximo de calibração possível da conta.

Exemplo de um player portador de 1k MMR.

  1. (250 * 10 ) + 1.000 = ?

  2. 500 + 1.000 = 3,500

Vale ressaltar que 3.5k será o valor máximo possível de calibração para um player com 1k MMR.

Quero deixar claro que o fato de ganhar as 10 partidas de calibração, se você possui 2.5k no MMR dificilmente você terá uma nova calibração em 3.5, pois a calibragem tem como base o seu MMR já existente então você está totalmente preso a ele. A seguir serão dadas informações úteis para uma boa calibração.

  1. Dicas para melhor calibração

Na minha opinião existe 6 tipos de modos para obtenção de melhores resultados em seu processo de calibragem

  1. Jogue de 50 a 60 jogos se dedicando 100% ao game, sem rage e coisas do tipo;

  2. Receba ajuda de um amigo 4k;

  3. Jogue com seus melhores heróis;

  4. Jogue com poucos heróis de 3 a 5;

  5. Assista jogos dos jogadores 5k na perspectiva deles;

  6. Faça coach, voltado a mecânica do dota e atalhos;

No primeiro ponto, como já mencionado, é importante que você aproveite o “empurrão” que a valve lhe concede quando você acaba ganhando vinte partidas consecutiva e caso isso não aconteça é importante ter em mente de que é necessário você conseguir ganhar mais do que perdeu e subir a fim de conseguir subir seu mmr Pub.

No segundo ponto, peça ajuda de um 4k amigo ou algo próximo deste valor devido ao fato de que este MMR possibilita em grande parte das partidas uma definição de Very High Skill como apresentada na tabela:MMRNível Habildade< 3 kNormal Skill> 3 e < 3.7High Skill3.7k >Very High Skill

No terceiro ponto, se você joga dota a um bom tempo, já deve ter notado que profissionais realmente bons tem uma variação pequena de heróis, o motivo disso é ter total domínio sobre aquele personagem em específico, conhecerá os limites do seu herói como: custo de mana, dano causado a heróis e torres, tipos de habilidades (mágica/puro/físico). Não se preocupe com o fato de alguns lhe chamarem de mono dedo, spammer, esse é erro gravíssimo da parte de muitos players brasileiros. Um outro aspecto importante é que pouca gente entende que jogando com pessoas com melhores habilidades que as suas você acaba melhorando o seu jogo como um todo e em uma velocidade superior à média e o simples fato de ter conseguido subir seu mmr spamando um único herói implica que ele não terá tanta dificuldade na absorção de conhecimento destinado a outro heróis pois já conhece e aprendeu a mecânica.

No quarto ponto, é importante relatar que o dota é um jogo que pode ser facilmente enganado e deste modo você player, se especializando em 3 e/ou 5 heróis, sempre tentando variar as posições no game trará um impacto significativo na sua calibração. Sei que é pouco tedioso jogar com essa pequena quantidade de heróis, mas até hoje essa é a maneira mais rápida e eficaz enquanto se tratando de conquista de MMR. Deste modo, é necessário que você saiba os atalhos de controle do seu herói e isso significa cortar a animação de ataque do herói e possuir o controle dos seus itens (blink, micrar  armulet, uso correto e micrar unidade invocadas)

Agradeço aqui a você que leu e gostou do Guia e logo mais irei testar/postar mais guias para vocês, por enquanto é isso!

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