• Snook

Hora Certa para Lutar

Atualizado: 13 de Dez de 2019


Tempo é um termo usado na maioria dos jogos competitivos. No geral, ele designa a exploração de alguma vantagem obtida para manter o adversário na desvantagem, forçando uma resposta ao seu momento ou então ser derrotado.


O que seria então tempo no Dota? Basicamente, se você decide jogar com controle de tempo, significa que você sacrificar sua própria eficiência numa tentativa de forçar o adversário a fazer o mesmo. Se isso for feito em um momento da partida onde você está em vantagem, o tempo pode ser a ferramenta necessária para manter-se à frente no jogo.


Pela minha experiência, a falta de conhecimento sobre o tempo é predominante nas brackets mais baixas e muitos jogos que poderiam ser ganhos são perdidos por não forçar o tempo. É válido lembrar que tempo é algo presente em todos os jogos, não importando quão baixo seja o MMR. O objetivo deste guia é ajudá-lo a forçar o tempo de forma mais eficiente.


Neste guia irei falar sobre o significado de tempo, e como você deve obter vantagens através de picos de poder para forçar o tempo nos seus jogos.

Entendendo o Tempo


Acima eu defini tempo como sendo um sacrifício da sua própria eficiência para forçar o inimigo a fazer o mesmo. Uma forma de fazer isso é ameaçar levar torres ou estruturas inimigas. Porém isso geralmente exige que seu time se junte em 4 ou 5 para o push, o que acaba causando uma redução no farm dos seus cores, assim como uma divisão do xp obtido entre mais heróis.


Outra forma de fazer isso, é juntar seu time e tentar gankar um alvo chave. Um bom exemplo disso é fazer o infest bomb do Lifestealer, onde o carry está fazendo literalmente nada, na tentativa de fazer um pickoff. Em ambos os casos mostrados, você estará limitando a eficiência de farm do seu time numa tentativa de obter alguma vantagem sobre o time adversário.


Isso é um risco calculado, mas com os picks e itens certos, você será capaz de forçar lutas que o time inimigo não está preparado para lidar. Lembre-se que você joga contra outras pessoas e você deve forçá-las a uma posição desconfortável e fazê-las jogar de acordo com suas regras.


Forçar o tempo na verdade é algo fácil de se fazer. Basta juntar-se ao seu time e empurrar uma lane. A questão é quando deve-se fazer isso, e é esse conhecimento que pode definir o resultado do jogo. Jogadores “ruins” tendem a querer farmar e fechar seus itens core antes de querer pushar uma lane.


Esses jogadores frequentemente não entendem quando estão em situação de vantagem e perdem a chance de finalizar o jogo cedo. Por outro lado, fazer isso cedo demais pode custar o jogo, já que seus cores podem ficar atrás no farm. Portanto, é muito importante saber quando se deve começar a pushar.


A melhor forma de entender o tempo é entender os picos de poder.

Picos De Poder


Se você já assistiu jogos profissionais de Dota, já deve ter ouvido falar em Power Spike, ou Pico de Poder. Ele se refere a um repentino e grande aumento no poder de luta de algum herói do seu time, ou no time como um todo.


Geralmente ele é obtido através de um item que foi fechado ou de algum level crucial que algum herói atingiu. Dota está repleto de picos de poder, mas geralmente se referem a três coisas: Ou ele se refere a um item core (Blink Dagger para heróis de iniciação, Abyssal para heróis melee, etc.); ou é algum item obtido para counterar o adversário (Eul’s para counterar o duel da Legion, Force staff para salvar heróis da Ursa); ou é um level importante de algum herói (Level 6 do Enigma).


Cada item fechado é um pico de poder, mas são os picks que definem o quão importante é cada pico. Por exemplo, Abyssal Blade não é tão eficiente se o time inimigo tem um Shadow Demon para salvar o alvo do stun.

Identifique > Prepare-se > Execute


Ao planejar o seu tempo, tenha em mente quando será o próximo grande pico de poder do seu time e jogue de acordo, ao mesmo tempo tente prever quando será o pico de poder do time inimigo. Para isso, é necessário identificar o que permite que seu time tenha uma boa luta. Após descobrir por qual item ou level seu time está esperando, você deve fazer com que esse pico de poder seja atingido o mais rápido possível, ao mesmo tempo em que se prepara para quais ações tomar quando isso acontecer.


Se a estratégia do seu time é de push, é necessário que seu time tenha regeneração de HP e Mana e tente evitar usar spells de cooldown longo de forma desnecessária. Também é importante ter wards perto dos objetivos que você quer atingir.


Se você planeja lutar ou fazer um pickoff, é importante ter wards avançadas na jungle inimiga. E – por tudo que é sagrado – tenha uma Smoke pronta para ser usada, assim que o item por qual você espera for fechado. Em teoria, cada vez que um core do seu time atingir um pico de poder, seu time deveria explorar isso de alguma forma.


Exemplo 1: Vamos considerar que seu time tem a seguinte lineup:




Nessa lineup em particular, o único controle confiável do time é o Berseker’s Call do Axe, que é uma spell de controle bem forte, porém difícil de acertar até que a Blink Dagger seja fechada. Essa lineup é capaz de causar uma grande quantidade de dano mesmo que os cores não tenham farmado bem, logo, o mais importante pico de poder desse time seria a Blink Dagger do Axe. Se o Axe ficar atrás no farm, seria mais inteligente sacrificar o farm do carry para o Axe poder fechar a dagger.


Outra opção possível seria rushar um Helm of the Dominator no Juggernaut e usar esse pico de poder para empurrar a torre da offlane, e depois começar a colocar pressão na torre do mid. Isso abriria espaço para o Axe farmar tranquilamente a Blink Dagger.


Normalmente o Lifestealer tem quatro grandes picos de poder: O primeiro seria o level 6 onde a Infest Bomb pode ser usada. Os últimos 3 seriam seus itens core: Armlet, Echo Sabre e Desoladora. Nos momentos que antecedem esses picos de poder, você deve considerar quais as possibilidades podem ser exploradas para fazer uso desse aumento de poder no seu time.


Infestar um suport, e fazer com que ele teleporte para a offlane é uma boa forma de pegar o inimigo de surpresa. Se isso resultar em uma kill, há uma boa chance de você levar a torre da safelane inimiga, especialmente porque os jogadores ficam relutantes em fazer rotações tão cedo no jogo. Pode acontecer do time inimigo perceber o que está acontecendo e recuar. Mas é justamente essa a razão do Infest TP, pois o TP do Lifestealer não entra em cooldown e ele pode dar TP para retornar à safelane para farmar.


Sâo duas coisas que quero mostar com esses exemplos:

Primeiro, no Dota há momentos em que seu carry não será a posição 1. Isso ocorre quando algum herói está para fechar um item crucial que dará uma grande vantagem para seu time, o que tiraria a prioridade de farm do carry.


Se o exemplo 1 ocorresse em um jogo profissional, não seria raro ver o time se juntar, usando algum pico de poder para colocar pressão em alguma torre, enquanto o Axe estaria free farm em outra parte do mapa para fechar a Blink Dagger.


Ou seja, momentaneamente, o Axe assumiria a posição 1 do time. É possível também que o time inimigo perceba o que está acontecendo, e ao invés de defender a torre, faça a rotação para caçar o Axe para atrasar a Blink Dagger.

Segundo, como foi dito, há vários picos de poder em cada jogo de Dota e você provavelmente não vai conseguir explorar todos eles, mas você deve fazer o possível para tentar explorá-los.

Exemplo 3: Você está jogando contra a lineup do primeiro exemplo e você acabou de ler um guia sobre tempo no Dota 2. A partir disso, você percebe que o time inimigo não tem nenhum controle para lutar até que o Axe feche a Blink Dagger.

Por essa razão, seu time decide que os suports devem pressionar o Axe para fora da offlane.

Além disso, ao menos um dos heróis do seu time deve sempre estar grudado no Axe, perseguindo-o pela jungle inimiga sempre que possível.

Todas essas ações servem para atrasar a Blink Dagger do Axe e consequentemente manter o seu time na vantagem, já que o time inimigo não tem controle.

A ideia desse exemplo é que não é necessário esperar por um item core para seu time ter a vantagem. Às vezes, a melhor ação a ser tomada é criar espaço ou tentar atrasar o tempo inimigo, pois isso reduz a janela de oportunidade que o time inimigo pode explorar com seu pico de poder.


Não é Dificíl


Não há tanto assim a ser dito sobre tempo, pois apesar de não ter noção sobre isso, você instintivamente já conhecia esse conceito e já o aplicava. A ideia deste guia é só deixar mais claro esse conceito e como isso é uma importante ferramenta para ganhar jogos. No geral, você só deve tentar perceber quando os picos de poder acontecem, tanto os do seu time, quanto os do time inimigo.

Além disso, a preparação para os picos de poder são muito importantes, e é por isso que você deve tentar identificá-los. É claro que você só melhora nisso através da prática, mas é preciso começar de algum lugar.

Por último, queria dizer que não é necessário forçar o tempo a partir de um pico de poder, mas quando isso acontece, geralmente é um ato de desespero, pois forçar o tempo a partir de um repentino aumento de poder de luta é mais eficiente.


Resumo


É quase impossível listar todas as informações que envolvem jogadas de tempo, então aqui vão algumas coisas que você deve ter em mente ao forçar o tempo:

– Se você planejar colocar pressão na torre inimiga, tenha certeza de ter dano suficiente para realmente ser uma ameaça, caso contrário o time inimigo pode simplesmente limpar a wave com uma AOE spell e fazer splitpush/farm, enquanto você fica perdendo tempo olhando pra torre.

– Tenha em mente como o time inimigo pode lidar com o tempo que você planeja, e use métodos preventivos para isso.

– Não pare de pressionar após conseguir o objetivo que você planejava. Se a situação não tiver mudado e o time inimigo ainda estiver esperando por seu pico de poder, parar com a pressão é um grande erro.

– Você deve pensar em qual item é mais importante para o seu time e para o objetivo que você planeja (A Blink do Axe para a TF? A Mek do Underlord para o deathball push? A desoladora da TA para aumentar o dano em torres ou fazer Roshan?, etc). A partir disso, os suportes devem ajudar esse herói a fechar o item mais importante o quanto antes para forçar o tempo, seja através de stacks, ajuda na lane ou criando espaço.

– Tão importante quanto identificar os picos de poder do seu time, é identificar os picos do oponente. Se a Naga Siren do time inimigo ainda não tiver fechado a Relic, então ela ainda vai querer continuar farmando. Use isso a seu favor e force o tempo, provavelmente a Naga ficará relutante em ajudar na luta com medo de ser morta antes de fechar o item.

– No começo do jogo, tente imaginar qual time é mais forte no lategame. Caso seu time seja mais forte no late, jogue de forma um pouco mais “relaxada” e espere para ver como o time inimigo força o tempo para então você ter uma resposta adequada.

– Esteja pronto para explorar picos de poder assim que eles acontecerem. A famosa revelação de que a Blink Dagger foi fechada é algo importante. Aparecer na lane com a Blink no inventário dará uma informação importante ao time inimigo e poderá estragar uma TF que poderia ser vencida.

– Partir para um gank após um core do seu time ter fechado a Bloodstone é uma jogada bem eficiente.

– Cuidado para não forçar o tempo demais, pois isso pode resultar no seu time ficando sem farm e sem levels. Dito isso, já tive jogos em que consegui destruir a base inimiga no level 8.

O conceito de tempo está em todos os jogos de Dota, caso contrário nenhum objetivo seria levado. Muito do que falei neste guia pode parecer simples ao ser lido, mas incorporar esses conceitos a suas jogadas é a parte difícil. Quero que você use esse artigo como um catalisador para começar a fazer jogadas de controle de tempo e lembrar-se de identificar os diferentes picos de poder que ocorrem durante os jogos.


38 visualizações

Snook

Fique por dentro de todas as novidades
CADASTRE-SE

DOTA 2 COACH

CONTATO:
Discord-Logo+Wordmark-Color.png
grupos-whatsapp.png
facebook-grupos_stacked.png
  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • Twitter - Círculo Branco
  • YouTube - Círculo Branco

Av. das Lagostas, 5

Jurerê Internacional, Florianópolis - SC 

© 2013 by Snook all rights reserved.