Mantenha a honra em game.
top of page

Mantenha a honra em game.

Atualizado: 8 de ago. de 2019




O principal fator desconhecido é a parte psicológica, que é o principal influente oculto em toda vitoria ou derrota.

“O que não enfrentamos em nós mesmos, encontraremos como destino”

Vou começar citando o principio ativo do Orgulho, que vem através do pensamento : “Eu sou o melhor do meu time, eles me deixaram morrer e agora vou farmar e ganhar o jogo sozinho”. Derrota! Se o time adversário tiver o minimo de team play, o time portador do “Orgulhoso” não terá a minima chance, pois a partir deste momento, é criado o fenômeno que denominamos de “Anarquia” do time. xingamentos, palavras desnecessárias, falta de apoio, rivalidade entre o próprio time, são alguns dos aspectos que você irá enfrentar caso seja criada a “Anarquia”. O termo vale tanto para Rankeadas Solo, quanto para Rankeadas em Grupo, claro que com bem menor incidências na condição em grupo.


O principio ativo da Ignorância, também muito relevante, deve-se analisar da seguinte maneira : ao adentrar em uma partida rankeada solo, você será trancafiado por em media 40 minutos em uma floresta escura e cheia de perigos, que por sua vez possui duas saídas, a luz no fim do túnel (Vitoria) e o precipício (Derrota). Você sera trancado nessa floresta com mais quarto pessoas que como você, também tem uma vida por fora do jogo, também tem problemas pessoais de magnitude humana como você, e são outras 4 pessoas completamente diferentes do você.


O que se tem em comum, nessa situação, é a perspicácia em ganhar a partida, um objetivo em comum, que para ser alcançado será necessário deixar todas as diferenças de lado e trabalhar junto, que é um ponto onde 90% dos participantes de partidas solo pecam bastante. Ao inicio de primeiros problemas, problemas simples como seu mid estar indo mau, ou seu hc está perdendo alguns last hits, cito essas situações mas em um termo geral, pois repense, no caso do mid, são dois players disputando quem irá dominar e farmar mais na lane, um dos dois irá perder, não existe empate absoluto na lane mid, para um ganhar o outro irá perder, isso é uma questão lógica, e é uma questão bem egocêntrica crucificar seu próprio mid por ele ser o cara que está perdendo (salvo em caso de ser um cara muito noob, o que nos leva a pensar, pois ele tem o mesmo nível de mmr que você).


A anarquia torna-se implantada, no momento em que ao invés de ajudar a contornar a situação, ajudar seu próprio time a se recuperar e por mais que estejam perdendo agora, dar condições para pelo menos terem chances de virar a partida, seja com ganks, seja com dicas de build, dicas sobre skills, os players criam rivalidade uns com os outros, deixam de se preocupar em fazer o certo dentro de sua respectiva role, e passam a expor e se preocupar (sem intenção de ajudar) com os erros de quem está indo mau.


Tenho observado muito a parte psicológica sobre do dota e o desempenho que se tem diante de situações difíceis, ao ponto de perceber que o seu estado psicológico influencia muito no seu desempenho como jogador. Dias que você está mau, circunstancias de muitos problemas, coisas que martelam na sua cabeça, são fatores de grande relevância se tratando de desempenho no dota, isso é um estudo comprovado por nossa equipe, em diversas situações avaliadas, tem-se que você precisa estar bem com você mesmo, para conseguir ficar bem com o seu time, só então você perceberá que você e o seu time, você e essas outras 4 pessoas diferentes nessa floresta, são na verdade um só. Vocês são a personificação de um nome contra o outro, Radiant x Dire.


O termo “Bola de Neve”, foi atribuído ao seguinte pensamento, por mais que você sinta-se especial e que com você é diferente, os outros players também sentem-se assim, e na verdade, ninguém é melhor do que ninguém, porque essa classificação é ilusória, ela não define o resultado, ela não te trará a vitória, ou vocês são bons juntos como um só, ou vocês são todos ruins e vão perder, afinal de contas as brackets estão aí para isso, igualar o nível de habilidade dos players por partida.


“A bola de neve” é tirada da ideia de que você colhe o que você planta, se você planta a Anarquia, você irá colher a Anarquia. Quando alguém marca o mid, e outro cara da o First Pick, em hero mid e marca logo atrás, duas coisas podem acontecer, o sujeito que marcou primeiro pode compreender a situação enxergando que o cara que se sujeita a um papel desses é um imbecil, babaca, idiota, sujo, e picar um suport, ou alguma outra role disponível, ou ele pode simplesmente picar o hero de seu desejo desde o inicio, e deixar a anarquia rolar solta pois, reports não vão adiantar, mute não vai adiantar, mimimi não vai adiantar, serão 40 minutos de não divertimento em sua vida, isso mesmo 40 minutos que você tirou pra se divertir e subir um mmr na verdade se transformarão em um desprazer. O efeito bola de neve, criou-se assim, quando ocasiona-se uma situação dessas, geralmente a maior desculpa de quem picou sem marcar primeiro é : “não confio em ninguém pra fazer o mid” o que nos leva ao principio ativo do orgulho, citado anteriormente.


E obviamente, somos influenciados inconscientemente pelas pessoas que nos rodeiam, é uma questão de lógica, que esse fato irá acontecer com o babaca que marcou depois. Ele plantou, ele irá colher, por mais que pense que essa era a melhor sair para ganhar seu mmr, na verdade essa é a unica maneira de diminuir todas as chances. Um conselho ? Não passar esse tipo de situação adiante, se você deseja mmr coloque-o como seu principal objetivo, e não deixe que a possível imprudência dos demais participantes do seu time te atrapalhe.   Não vamos mais alimentar essa “bola de neve” !

81 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
  • Whatsapp
bottom of page