Tornando-se um Jogador Melhor
top of page

Tornando-se um Jogador Melhor

Atualizado: 24 de nov. de 2020

Bom dia O que me levou a fazer esse guia?

Frequentemente escuto esta pergunta dos meus alunos, e assim como eles a 5 anos atrás quando resolvi que seria a hora de mudar e melhorar também me perguntava: O que eu devo fazer para melhorar no Dota 2 ?

Está é uma dúvida que todos nós temos em um certo ponto do jogo, e se você chegou até aqui pelo interesse em aprender mais, isso já demonstra que você está no caminho certo.No Dota, por existir muitas possibilidades e variáveis é um Pouco Difícil para alguns jogadores saber tudo sobre o jogo, porém com um pouco de estudo, prática e determinação, você será capaz de melhorar o seu gameplay e por consequência sua experiencia com o jogo.


 

OK , quero melhorar , por onde eu começo , o que devo fazer?

Devemos entender que no Dota 2 o que funcionou pra uma pessoa , pode não funcionar para outra pois cada um aprende do seu jeito, porém existem métodos que de uma forma geral acabam ajudando no aprendizado de todos.

Não há espaço para aprendizagem no jogo , se você achar que sabe tudo sobre ele. Entenda que não é porque você tem 90% de winrate com um herói você sabe tudo sobre o mesmo. Tenha a mente aberta para novas possibilidades , novos itens, novas formas de jogar com o herói. Muitas pessoas deixam de aprender e melhorar por arrogância de pensarem que dominam o conhecimento.

Abaixo deixo dicas sobre os métodos que eu uso com meus alunos em meu site e que fazem eles melhorarem sua gameplay de maneira rápida e pratica.

Você pode começar de qualquer uma delas.


 

Aprendendo a jogar com novos heróis

Aprender a jogar com heróis que você não costuma jogar ou nunca jogou, te faz agregar conhecimento e melhorar o seu aprendizado no jogo.

Treine Skill builds diferentes, configurações diferentes, itens diferentes até achar uma maneira de jogar que seja tanto eficaz como confortável para você.

Além disso você será capaz de agregar conhecimento sobre o herói a ponto de quando precisar enfrenta-lo em algum game no futuro, saberá como jogar contra o mesmo, melhorando o seu jogo.

antes de jogar com o herói sempre de uma olhada em alguns games dentro do dota de pessoas 6k+ vai na aba assistir e procura pelo herói e assiste alguns min’s de jogo pela perspectiva do jogador e tire uma base de como se joga com o herói.


 

Assista a vídeos de gameplay dos profissionais e acompanhe os torneios

É uma excelente fonte de aprendizado, acompanhar e ver como os profissionais jogam sem dúvida faz a gente melhorar o nosso gameplay. Lá aprendemos estratégias, jogadas, Builds , combos , etc … muitas vezes coisas que nos surpreendem, pois jamais havíamos pensando naquela situação. Acompanhar os torneios , assistir pela perspectiva do jogador, são fontes tão boas de aprendizado que mudam a sua forma de pensar e jogar. Ver vídeos no youtube , acompanhar os canais também auxiliam na aprendizagem. Há muitos canais bons, vale a pena conferir.

(muito cuidado na hora de usar itens e skills build de Campeonatos, a grande maioria deles são estrategias usadas que tem em foco 100% o jogo em equipe nem sempre sera bom você fazer um “void” de aghanim’s scepter, tenha em mente que eles fazem Porque na maioria das vezes, eles tem uma sintonia entre todos os jogadores do time)

 

No Dota 2, conhecimento é poder


Outra bom jeito de melhorar o seu gameplay é estudar.

Acompanhar e ler guias na internet , podem te fazer aprender coisas novas , olhar as coisas de uma forma diferente e até mesmo te fazer perceber que você estava errado em alguns aspectos e nem sabia disso.


 

Assista aos replays das suas partidas

Sabe aquele game que você fez 20/0 e aquele que você ficou 0/12 , os dois são importantes para você entender o porquê de ter ficado assim.

Você pode acompanhar e se perguntar coisas que vão agregar conhecimento e te fazer melhorar como jogador. Você vai compreender muito melhor as situações in game.

Alguns exemplos:

O que eu fiz que me levou aquilo?

Estavam indo me gankar, mas eu não morri porque ?

Alguma ward me salvou?

Me gankaram e eu morri, porque eu morri? Eu estava fora de posição? Dava pra ter fugido? Tinha ward? Eles smokaram?

Eu estava na frente do patrimônio liquido mas fique para trás com menos de 5 minutos , porque?

Meu time estava perdendo mas ganhou o jogo, o que aconteceu?

Meu time estava ganhando porém perdeu o jogo, o que aconteceu?

Meu aliado carregou o jogo, porque? O que ele fez?

Meu aliado deu rampage, porque? Que itens ele fez? Em quem ele utou/bateu primeiro? O time adversário estava fora de posição?

 

Aprenda a jogar em outras posições

Aprender outras roles no dota te faz crescer como jogador, cada posição tem como função principal causar impacto no game suficiente para o time alcançar a vitória. Aprender outra role te faz um player muito mais participativo e com uma noção de game muito melhor. Ajuda você a entender o que está acontecendo na partida e o que você pode fazer para ganhar o jogo.

Alguns Exemplos de coisas que você pode aprender jogando em outras lanes.


  • Quando você treinar fazer um suporte que tem o objetivo de não morrer ou morrer pouco em uma partida , faz com que você melhore o seu posicionamento de uma forma geral com qualquer herói que você pegue no jogo.


  • Quando você treina fazer a OFF lane, você entende a importância que a EXP tem para um herói nos lvls inicias o que pode fazer você tirar um melhor proveito dos heróis compreendendo melhor as “janelas” que o dota 2 oferece. Exemplo de janela: Um lich lvl 5, não oferece muito perigo a dois heróis juntos , tipo um am e um warlock , ganka-lo agora não é uma má ideia , porém um lich lvl 6 a situação é diferente. O tempo que ele está lvl 5 até o lvl 6 é chamado de janela. Você pode se utilizar dessa abertura para ganhar vantagens no game. Janela também pode ser considerado o intervalo em que algum herói está sem alguma habilidade com muito impacto no jogo ( Black Hole, Ravage, Golem do warlock, etc …).


  • Quando você treina mid, você entende a grande importância que um suporte tem no jogo , a importância das wards , dos ganks , de proteger uma runa , o que te faz melhorar como suporte nos jogos futuros.


  • Quando você treina de HC , você percebe que a sua decisão de que item fazer com o seu ouro faz toda a diferença no jogo, você pode usar desse conhecimento para qualquer herói que você vai jogar.

 

Peça ajuda a pessoas com mais experiencia que você

Se você conhece ou tem amizade in game com alguém que você considera melhor do que você, porque não perguntar a esta pessoa? Pedir dicas , tirar dúvidas. Dependendo da boa vontade da pessoa você pode aprender coisas novas realmente úteis para o seu gameplay melhorar. Não seja tímido. Assim como eu a grande maioria que joga dota 2 teve a ajuda de algumas pessoas mais experientes quando começamos a jogar. Faz parte do aprendizado ter um bom professor.

 

Jogue muito

Não adianta somente agregar conhecimento , é necessário colocá-lo em prática, testá-lo. A maioria dos meus alunos eu recomendo que joguem no minimo 4 partidas ao dia para praticarmos o nosso dotinha.

Claro que por ser somente um jogo nem sempre podemos chegar a esse número, porém é indiscutível o fato de que a grande maioria dos melhores jogadores de DOTA são jogadores que já jogaram muitas partidas de dota 2 ao longo dos anos e tem uma frequência de partidas muito grande pois treinam varias horas por dia.

O que prova que jogar muito e com frequência , melhora o seu gameplay.



 

E se o texto ajudou você de alguma forma, considere entrar em nosso grupo de whatsapp, desta forma você será o primeiro a ser avisado quando um novo texto como este for lançado.


Basta clicar aqui.


Caso preferir, você também pode curtir nossa página no Facebook. Avisaremos por lá também e tudo o que você precisa fazer é clicar aqui “curtir

 

178 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
  • Whatsapp
bottom of page